
Ténis Escolar prioritário para elevar modalidade em Luanda
A aposta no ténis nos estabelecimentos de ensino é um dos principais pontos estratégicos definidos pela direcção reeleita da Associação Provincial da modalidade em Luanda.
Omar Prata
A afirmação faz parte da estratégia desenhada pela direcção reeleita da Associação Provincial de ténis de Luanda.
Para Kenny Vasconcelos, que se recandidatou após uma corrida eleitoral com lista única, a aposta passa pela continuidade da massificação da prática desportiva junto da comunidade; fórmula que já permitiu o nascimento de talentos que actualmente representam Angola ao nível nacional e internacional, bem como a realização de eventos com selo ITF, organizados com o apoio de diferentes parceiros, dos quais a Federação Angolana de Ténis.
Esclareceu, igualmente, que o registo de atletas na região está na ordem dos mais de 200 atletas, mas a meta é de aumentar para 500.
Para o efeito, a direcção por si encabeçada pretende trabalhar com o governo local e núcleos existentes, além dos referidos estabelecimentos de ensino, sobretudo na educação física e na identificação de crianças dentro e fora das escolas para que possam aprender a jogar ténis.
“O ténis não é só feito dentro do campo, é um conjunto de elementos que acabam por concorrer para o seu bem-estar”, assinalou.
Por sua vez, referiu que a formação, contrariamente ao mandato anterior, em que ficou um pouco “de lado”, receberá uma maior atenção à semelhança do que tem sido feito pela Federação Angolana de Ténis para capacitar os treinadores, monitores e praticantes, com foco nos menores em todo o território nacional.
“Queremos atletas de alta competição. Num leque de 50 atletas acreditamos que possamos ter pelo menos 10 a 20 por cento para projectar Luanda e Angola”, vincou.
Kenny Vasconcelos sustentou, também, a necessidade da Associação Provincial de ténis de Luanda continuar a aprofundar o trabalho de divulgação por imagens, por vídeos e por outras formas de registo, para que o público geral tenha contacto com a evolução da modalidade em curso.
Reconheceu, ainda, a importância do cultivo da harmonia entre todos os clubes, meios de comunicação, árbitros e dirigentes e reforçou que serão feitos esforços com todos os envolvidos para que tais sinergias resultem em maior notoriedade pública da modalidade na região e que se criem calendários anuais bem regulares, que atraíam potenciais patrocinadores interessados no desenvolvimento deste desporto.