
Tchizé dos Santos Critica Abordagem da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa: “Não Podemos Continuar a Brincar de País”
LUANDA – Num comentário político contundente, divulgado publicamente, Tchizé dos Santos expressou a sua forte desaprovação em relação à atuação da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa.
Apesar de ter anunciado um afastamento do debate público, Tchizé sentiu-se compelida a intervir face ao que considera uma abordagem inadequada de liderança num momento de crise para Angola.
A crítica de Tchizé foca-se nas publicações de Mara Quiosa, que a mostram a “fotografar-se com pessoas que sofrem sentadas no chão”, ao lado de deficientes, ou a “esfregar roupa no tanque”.
Para Tchizé, estas ações, embora possam denotar boas intenções, estão desalinhadas com o papel de uma Vice-Presidente do partido no poder.
“Angola é um país cheio de problemas com muitas leis desatualizadas, com necessidade de atualizar a legislação em defesa justamente destas pessoas que sofrem”, afirmou Tchizé dos Santos.
Ela questiona se o papel de Mara Quiosa não seria mais adequado para “primeira-dama da república”, “esposa de um governador”, ou “de associações da sociedade civil”, sugerindo que a Vice-Presidente se “candidatou ao posto errado”.
Num país que enfrenta uma crise económica e níveis “gritantes” de desemprego, Tchizé exige que a liderança do MPLA apresente “propostas de lei” na Assembleia Nacional para mitigar os problemas sociais, económicos, e que afetam mulheres, crianças e o povo em geral.
A ausência de colóquios sobre “soluções para os problemas macroeconómicos” e para as dificuldades dos empresários e cidadãos é também salientada.
A intervenção de Tchizé dos Santos vai além da crítica pessoal, defendendo a necessidade de líderes com “competência nem capacidade” sobre aqueles que são apenas “boazinhas”. Ela enfatiza que “ser bonzinha ou boazinha não faz país”, e que o que Angola precisa são de “gestores públicos com competência e resultados apresentados”.
Como exemplo de liderança eficaz, ela cita Narocha, que teria “arrumado os roços largos, pintou tudo, tudo, estava bonito”.
A mensagem final é um apelo a que os partidos apostem em pessoas que, comprovadamente, “entraram num sítio e de repente tudo começou a melhorar, que quando saiu deixou o sítio melhor do que quando entrou”, pois “a fotografia não vai tirar a fome do povo”.
URL do Vídeo: TCHIZE DOS SANTOS DETONA VICE-PRESIDENTE DO MPLA MARA QUIOSA