
Patrice Beaumelle substitui Pedro Gonçalves no comando dos Palancas Negras
Patrice Beaumelle assume o comando técnico da Selecção Nacional de Honras, em substituição de Pedro Gonçalves, e começa a trabalhar na próxima semana, num compromisso válido por dois anos, segundo fontes deste jornal e confirmado pelo L’Équipe.
Sem tempo a perder, o técnico francês é apresentado na segunda-feira, em conferência de imprensa, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF) e na sequência divulga os jogadores convocados para a dupla e derradeira jornada de qualificação ao Campeonato do Mundo das Américas.
Com a Data FIFA agendada para 6 a 9 de Outubro, além da e-Swatini e dos Camarões, o combinado angolano vê-se apertado face à velocidade do tempo, pois, em poucos dias, deve concentrar-se tendo em vista a nona e décima jornadas.
Sem oportunidades de qualificação ao maior evento futebolístico, cabe aos Palan- cas Negras fechar com honra os dois encontros. Entretanto, o jogo com os swazis é visto como acessível e ante os camaroneses, o mais complicado.
A estreia do novo seleccionador acontece no próximo mês, na África do Sul, casa emprestada do adversário. Depois, os Palancas seguem à cidade de Douala – Camarões, no fecho da campanha diante dos Leões Indomáveis.
Embora tenha havido uma orientação clara para que a informação do novo treinador se mantivesse sob o segredo dos “deuses”, não tardou para que a notícia sobre a contratação de Patrice Beauemelle viesse a público, por via das redes sociais.
A opção pela escola francesa em detrimento da portuguesa sinaliza uma aposta no mercado, onde a FAF já recorreu quando contratou o técnico Hervé Renard.
Ao que tudo indica, numa primeira fase, o “pastor” dos Palancas vai trabalhar com a matriz montada pelo antecessor. Aliás, horas antes de Pedro Gonçalves ser demitido, tinha enviado à direcção da Federação os atletas pré-seleccionados.
Em face ao facto de toda equipa técnica anterior ter sido demitida, incluindo Love Kabungula, resta Beaumelle trabalhar com os atletas sinalizados pelo técnico português, porque há pouco tempo para preparar, visando o Campeonato Africano das Nações, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, no Reino de Marrocos.
Agentes avaliam prestação após Data FIFA
A avaliação do percurso do francês começa após a Data FIFA de Outubro. Alguns dos agentes desportivos mais exigentes podem ou não dar créditos em consequência dos resultados que Angola registar nos duelos. Outros, mais cautelosos, acreditam que os dois jogos é pouca obra para se fazer juízo à competência do novo treinador da Selecção Nacional.
Outro tema que ganhou discussões tem a ver com as possíveis indisponibilidades de alguns atletas. Todavia, tratando-se de jogadores profissionais, essa hipótese perde robustez partindo do pressuposto que todos convocados, disponíveis, são obrigados a comparecer à concentração da Selecção.
Patrice Beauemelle nasceu há 47 anos na região de Arles, França, e integrou a equipa técnica do Montpellier na época de 2003/2004, como preparador físico. Uma temporada depois assumiu o treinamento do Emulation Sportive du Grau-du-Roi, equipa da sexta divisão francesa.
No ano seguinte mudou-se para o Nimes Olympique em 2005/2006, como adjunto, antes de abraçar o cargo de auxiliar de Hervé Renard na Selecção Nacional, da Zâmbia, Côte d’Ivoire e no Lille de França.
Nos anos seguintes, Patrice caminhou com “próprios” pés e assumiu a selecção da Zâmbia, em 2013/2014, Côte d’Ivoire (2020-2022), Mouloudia Club d’Alger (2023/2024) e Umm-Salal Sports Club do Qatar, este último antes de rumar a Angola.