
Movimento da sociedade civil Afasta Isaías Kalunga de Discurso e Escolhe Cumbi Júnior como Voz da Juventude em Evento pela Paz
Movimento da sociedade civil Afasta Isaías Kalunga de Discurso e Escolhe Cumbi Júnior como Voz da Juventude em Evento pela Paz
LUANDA – O “Encontro da Sociedade Civil, Unidos por Angola”, promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA) na Cidadela Desportiva, foi marcado por um incidente de bastidores que alterou o programa.
Fontes em Luanda confirmam que Isaías Kalunga, que estaria na lista de oradores, foi afastado do palco e substituído pelo Presidente da ANJE, Cumbi Júnior.
O evento, que juntou mais de 15 mil angolanos em prol da paz e da mobilização da juventude, contou com a presença de líderes religiosos, organizações de ação social e movimentos juvenis de partidos. No entanto, a direção do MOVANGOLA, presidida por António Sawanga, optou por excluir Isaías Kalunga.
A decisão, segundo as mesmas fontes, deve-se ao facto de o mandato de Kalunga no Conselho Nacional da Juventude (CNJ) ter terminado em meio a acusações de corrupção e má gestão, que mancharam a imagem da instituição.
A comissão organizadora sugeriu, então, que a voz da juventude angolana fosse representada por Cumbi Júnior, o líder da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE-Angola).
Ele ocupou o lugar no pódio de oradores, enquanto Isaías Kalunga assistiu ao evento na bancada, entre o público.
A substituição simbólica envia uma mensagem clara de que a sociedade civil prefere líderes com percursos de gestão transparentes para abordar a juventude angolana, a quem as atuais políticas mais afetam.
18 de Agosto de 2025