
Dezenas indivíduos activistas da Primeira Região Militar Revolucionária saíram às ruas de Luanda concretamente município do Kilamba Kiaxi, manhã do dia 11 de Novembro, marchando de forma pacífica contra a política do combate a fome do executivo angolano.
Por: Carla Embondeiro
À marcha encabeçada pela Yareth Bumba teve como ponto de partida o Cemitério da Santa Ana até o Largo Primeiro de Maio, durou pouco menos de duas horas por causa do aparato da polícia na zona delimitado para a marcha.
Durante a peleja Yareth Bumba fez saber estarem legal para a marcha comprimido com a lei plasmado pela Constituição da República no seu artigo 16/91 de 27 Maio, dando a possibilidade fazê-lo nos feriados e fim de semana.
Sem medo de morrer e pronto pelo que vier estão determinado os revolucionários que dizem lutar pela causa justa.
Por sua vez o activista Dani Se-abre, em nome do colectivo dos ativistas pede ao executivo coerência e sinceridade nas suas política, observa, não se justificar o cinquenta anos de independência quando o povo ainda vive na miséria e passar fome – esse governo não se importa com o povo angolano- por esse motivo o momento revolucionários marcham.
O mesmo vai mais longe afirmando que, MPLA partido liderado por um governo maquiavélico e fracionista e o seu líder ser um imperialista , o activista Dani acusa, o líder do partido de não vela pelo direito do cidadão angolano.
Para o activista Dani, desde a proclamação da independência no dia 11 de Setembro de 1975 até ao dia de hoje 11 de Novembro de 2025 nada reflete na vida do cidadão angolano, sublinhou, não estar contra a data da independência mas sim contra a postura do executivo angolano.
Já o activista Alberto Sousa fez saber que, a marcha faz-se a nível nacional, de acordo Alberto, na província da Huíla já se falava repreensão e detenção de alguns activistas no dia hoje por conta da manifestação.
Em Luanda, também se fala três detenções de três activistas aquando de uma reunião estratégica sobre a pacífica marcha que se realiza nos dias 11 e 14 do mês de Setembro.