
ZANGO: ARRASTÃO NO JOÃO LOURENÇO E CIDADÃO É ALVEJADO - POLÍCIA SEM MEIOS DE OS DETER, APENAS UMA VIATURA PARA A COMUNA DE CALUMBO
Moradores da comuna do Calumbo bairro do Zango III-B, zona conhecida como “João Lourenço” junto ao tanque da EPAL nas ruas 7,9 e 16, tiveram a noite de terça-feira 25 para esquecer, e marcantes para Wilson Zuela de 34 anos de idade ao ser atingido com um tiro no abdómen, quatro meliantes armados com uma AKM cano serrado e pistola fizeram o arrastão.
O grito de socorro soou na madrugada de terça-feira 25, três meliantes fizeram arrastão na zona conhecida como “João Loureço” no Zango III-B junto ao taque da EPAL, Wilson Zuela de 34 anos de idade foi alvejado com um tiro do abdómen mesmo depois de ter entreque o telefone e os valores que possuía, disse o irmão na quarta-feira 26 ao Na Lente do Crime.
Uma vizinha que não quis ser identificada “sou terceira agente da Polícia Nacional, fomos surpreendidos por três meliantes já no interior da residência, armados com AKM e pistola, submeteram-nos a tortura com ameaças de morte apontaran-nos arma de fogo e fizeram dois disparos no interior da sala, levaram 4 telefones, 2 multicaixas, joias e valores monetários avaliados em cerca de setecentos mil Kwanzas”.
Segurança inseguro
Manuel Chivanja segurança privado em entrevista ao Na Lente do Crime “as 01H00 da madrugada, senti movimentos no exterior, minutos depois os meliantes escalaram o muro e renderam-me ao ser apontado uma AKM cano serrado e o outro uma pistola, despiram-me a camisa com a sigla de segurança privado, amarraram-me os braços e pernas e fitaram-me a boca, disse.
Tudo isso só aconteceu porque a Polícia Nacional recolheu às armas modelo AKM no mês de Janeiro, sem solução os meliantes arrombaram a porta principal e introduziram-se no interior da residência, dai ouvia apenas gritos e dois disparos de arma de fogo, exigiam os cartões multicaixa, telefones e joias, mais notei que traziam os cartões multicaixas para a rua onde tinha um comparsa tudo indica que tinham alguém cá fora com o aparelho TPA onde riscavam os cartões, as idade rondam os 20 aos 27 anos.
Sabe o Na Lente do Crime que Wilson Zuela encontra-se internado numa das unidades hospitalares do distrito, o seu estado clínico não é preocupante e com alguma evolução satisfatória.
No apuramento, o Na Lente do Crime mapeio o bairro “João Lourenço”, constatando uma zona bastante escura, sem luzes nos postes, os meliantes fazem dos assaltos o pão de cada dia, nos últimos meses tem avido relatos de assaltos todos os dias, botijas de gás e electrobombas bem como violações e assaltos de telefones, estão entre os crimes mais praticados pelos meliantes, desabafou uma residente da zona.
Polícia tem apenas uma viatura
Segundo o agente da polícia nacional afecto ao município do Calumbo que preferiu o anonimato, disse ao NLC, que a polícia aqui tem muitas dificuldades de patrulhamento. “Temos apenas uma viatura no município, é inconcebível cobrir toda extensão, por mais vontade de trabalhar que tenhamos, o que não existe são os meios”, rematou.
Por: Matias Miguel