
Cardeal do Nascimento faleceu há um ano
O país assinalou, domingo, 28 de Setembro, um ano desde o falecimento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, figura maior da Igreja Católica e referência incontornável da História de Angola.
De acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, amanhã, 30 de Setembro, às 17 horas e 30 minutos, será celebrada uma missa em sua memória na Sé Catedral de Luanda, reunindo fiéis, familiares e membros da sociedade para homenagear o legado espiritual e humano do prelado.
Dom Alexandre do Nascimento destacou-se pela dedicação à Igreja e ao povo angolano, conduzindo a sua missão com fé, coragem e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis da história recente do país. Inspirado pelo Salmo 40, deixou como marca o compromisso com a justiça, a paz e a dignidade humana.
O Papa Francisco, aquando da sua morte, recordou-o como “um pastor que tanto bem fez ao seu país, Angola, e ao mundo”. Também recentemente, numa mensagem dirigida à família, o Papa Leão XIV considerou o Cardeal angolano “uma incontornável figura da Igreja em Angola”, reforçando o reconhecimento internacional do seu testemunho.
Figura respeitada dentro e fora do país, Dom Alexandre do Nascimento foi uma voz activa no diálogo e na defesa da paz, tendo granjeado prestígio junto do Vaticano e de líderes internacionais.