
Welwitschias falham apuramento ao Mundial
A Selecção Nacional Sub-20 feminina de futebol falhou o apuramento para o Campeonato do Mundo 2026, na Polónia, ao perder, 3-0, diante da Tanzânia, no desafio referente à segunda “mão” da eliminatória de qualificação à prova continental, disputado ontem, no Estádio 22 de Junho, em Luanda.
Após consentir derrota, 4-0, no primeiro encontro no reduto da Tanzânia, as pupilas de Lurdes Lutonda tinham a espinhosa missão de vencer, por 5-0, para garantir a qualificação. Contudo, quedaram-se ante o futebol protagonizado pelas visitantes.
Com a defesa angolana a denotar bastante passividade defensiva, Asha foi derrubada na grande área e o juiz não teve dúvidas em assinalou penálti a favor das visitantes. Chamada a cobrar, Wilfrida falhou, com a bola a bater no poste da baliza defendida por Maria Muecália. Estava dado o aviso de que as coisas não seriam fáceis para as anfitriãs.
A Tanzânia era o conjunto que mais criava situações de golo. A premiar a valanche ofensiva, Wilfrida fez, aos 40 minutos, o primeiro golo das tanzanianas.
Na etapa complementar, as angolanas procuravam maneiras de restabelecer o empate. Maria, nos primeiros minutos, após jogada combinada, esteve perto de marcar, mas o remate não foi certeiro.
A partir deste período, as angolanas esbarraram numa defesa tanzaniana segura e compacta. Faltava ao meio-campo da Selecção Nacional alguém capaz de fazer jogar a equipa e controlar o ritmo do jogo, bem como fazer chegar a bola ao ataque.
Asha fez o segundo golo, aos 61 minutos, na sequência de um cruzamento de Amina. Aos 85 minutos, Nelma Paul fez o 3-0. A partir deste período, as forasteiras apenas fizeram gestão do resultado, para vencer com o agregado de 7-0, e confirmar a passagem ao Mundial.